Mitos e verdades da Musculação para Mulheres.

Mitos e verdades correm no meio da musculação, muitas pessoas desinformadas falam coisas absurdas sem saber realmente dados verídicas desta arte.Desta forma esclarecemos dúvidas que mulheres têm em relação à pratica.
Musculação torna as mulheres masculinas.
As mulheres têm uma maior dificuldade em ganhar massa muscular e força do que os homens, grande parte devido ao fato de terem um sistema hormonal bastante diferente do homem.A mulher produz níveis reduzidos da principal hormônio anabólico do corpo humano, a testosterona. Sendo por isso muito difícil que desenvolvam quantidades significativas de massa muscular. Muitas mulheres tem medo de desenvolverem grande massa muscular, que as possa tornar mais parecidas com um homem, ou receio de perder a feminilidade.
Praticando musculação ou outro exercício pode-se comer a vontade.
Atividades físicas como a musculação queimam calorias enquanto se treina, e também enquanto se descansa nas horas e dias que se seguem a um treino intenso, devido ao efeito EPOC.Isso não significa a liberação de todos os alimentos e calorias em excesso.  Todas as calorias que não forem utilizadas pelo seu organismo irão ser acumuladas em forma de gordura no seu corpo. 

Má dieta pode ser compensada com mais exercícios e musculação.
Não é possível compensar os excessos alimentares com mais treino. Até porque a prática de atividade física também pode aumentar o apetite.


Quanto mais se treina melhor
Algumas mulheres acham que seu excesso de peso se deve exclusivamente à falta de exercício físico, quando na verdade o que mais precisam é começar a seguir uma boa dieta para perder peso.


O cardio serve para perder gordura e a musculação para hipertrofia
Corpo sexy e em forma, estilo fitness, é um corpo com alguma massa muscular e uma percentagem de gordura baixa.
A massa muscular é importante para tornar um corpo “tonificado”, com bons glúteos e pernas, o ideal é realizar treinos de musculação para no mínimo manter a maior quantidade possível de massa muscular ao mesmo tempo em que se perde gordura.Combine os dois, mantendo o cardio a três sessões de cerca de 30 minutos por semana e realizando também 2 a 3 sessões de musculação por semana. Uma forma de exercício complementa a outra.


Musculação/exercício elimina a celulite
Embora seja verdade que a prática de exercício físico possa melhorar a celulite, não a resolve completamente porque a verdadeira causa por trás dessa condição está no excesso de gordura.Para isso o ideal é cuidar da alimentação, precisamente seguir uma dieta para redução da percentagem de gordura.


Não siga dietas agressivas: a melhor forma é reeducar sua alimentação para resultados concretos.
Cautela nos treinos: o treino precisa ser compatível com sua frequência sem exageros para evitar lesões.
Tenha momentos de lazer: divirta-se saia do stress.
Descanse o necessário: seu corpo necessita de recuperação, durma no mínimo 8 horas por noite.

3 comentários:

  1. Gostaria de saber que tipo de dieta você aconselharia para uma pessoa que quer perder só um pouco de gordura localizada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso da minha,eu cortei massa, refrigerante e doces.
      Pois isso é o que mais causa gordura localizada.
      Chá verde ajuda muito, tomando tres vezes na semana, ele ajuda na retenção de liquido,que pode ser uma das causas da gordura localizada.
      Seria bom adaptar uma dieta que se adeque ao seu gosto e há sua rotina.

      Excluir
  2. Muito obrigada pela dica...Vou começar. Depois volto pra falar do resultado.

    ResponderExcluir